Conheça a história da cidade de Fátima e saiba porque ela é tão importante para o turismo religioso de Portugal
Fátima é uma cidade portuguesa situada na Serra de Aire, localizada na região Centro de Portugal e fica a 128 quilômetros da capital Lisboa. O tempo de viagem de carro é de aproximadamente 1h20 minutos. A cidade tornou-se um dos mais importantes destinos internacionais de turismo religioso, recebendo cerca de seis milhões de pessoas por ano. A sua fama mundial deve-se ao relato das aparições da Virgem Maria reportadas por três pastorinhos em 1917.
Nossa Senhora de Fátima é uma das santas mais simbólicas da fé católica. Todos os anos, milhares de peregrinos viajam para Fátima em Portugal para conhecer o Santuário e local de suas aparições. No ano de 1917, Nossa Senhora de Fátima apareceu no local e fez revelações para três crianças, Lúcia, Francisco e Jacinta, conhecidas como as três pastorinhas.
Três pastorinhos de Fátima.
Ao longo de uma sequência de manifestações, a santa teria pedido aos três que o terço fosse rezado e que uma capela fosse construída em sua homenagem. Dois anos mais tarde, estava erguida a Capelinha das Aparições no mesmo local da azinheira, árvore sobre a qual se davam as aparições da Virgem Maria. Era o primeiro passo para o que viria a ser o Santuário de Fátima.
Hoje o complexo católico é formado por duas igrejas: a tradicional Basílica de Nossa Senhora do Rosário, e a moderna Basílica da Santíssima Trindade, concluída em 2007.
Na área central, há uma grande esplanada, onde à noite ocorre a Procissão das Velas e, durante todo o dia, peregrinos fazem percursos de joelho em demonstração de fé.
É também neste pátio central que multidões se reúnem em dias de celebração no calendário cristão.
Santuário de Fátima - Portugal
Procissão das Velas.
Fátima é um dos destinos da nossa Excursão Portugal. Clique e conheça!
A cerca de 2,5 quilômetros do santuário, está a Vila de Aljustrel, onde nasceram as crianças que teriam avistado a Virgem Maria no início do século 20.
Aljustrel é uma das aldeias mais antigas de Fátima. Antes das aparições, cerca de 100 moradores, divididos em 25 famílias, moravam por lá. Todos viviam do trabalho no campo e da atividade pastoreira. As casas dos irmãos Francisco e Jacinta Marto e da prima Lúcia de Jesus são hoje museus abertos ao público.
Em uma das ruas do vilarejo, uma casa de paredes brancas é a mais movimentada, a conhecida Casa de Lúcia.
Casa de Lúcia.
Além de ter sido ali que uma das crianças que vivenciaram as aparições morou, no fundo do quintal, fica o Poço do Arneiro, local onde um anjo também teria feito aparições. Em cima do poço, hoje fica uma estátua do anjo acompanhado das três crianças, postas em joelhos e com as mãos em sinal de oração.
Na mesma vila, também é encontrada a Casa Museu de Aljustrel, casa que pertencia a madrinha de batismo de Lúcia e algumas ruas acima do Museu, encontra-se a Casa de Jacinta e Francisco.
Casa dos irmãos Francisco e Jacinta.
Capelinha das Aparições dinamitada em 1922.
Erguida em 1919, após o pedido de Nossa Senhora, a modesta capela de pedra e cal teve de ser reconstruída depois de ter sido dinamitada por grupos anticlericais, em 6 de Março de 1922.
A capelinha foi reconstruída no espaço de um ano e mantém a estrutura original até aos dias de hoje.
Depois da queda do muro de Berlim, vários pedaços dele passaram a figurar em várias cidades do mundo. O que poucas pessoas sabem é que na entrada nascente do santuário há um desses pedaços.
Muro de Berlim em Fátima.
São 2,6 toneladas de muro. Junto a ele podem ler-se palavras de João Paulo II numa das suas três visitas a Fátima: "Obrigado celeste pastora, por teres guiado com carinho os povos para a liberdade".
Uma epidemia de gripe espanhola atingiu a Europa em 1918 e matou cerca de 20 milhões de pessoas. Entre eles, estavam Francisco e Jacinta, que contraíram a doença naquele ano e faleceram em 1919 e 1920, respectivamente. Por sua parte, Lúcia entrou no convento das Irmãs Doroteias.
Na década de 1940, Lúcia escreveu um livro de memórias onde contou que a Virgem Maria havia revelado três segredos a ela e seus primos, todos proféticos.
Dois deles foram contatos no livro e se tratavam de visões do inferno. Na primeira parte, as três crianças viram o inferno, um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra. Isso mostrando as consequências sofridas por aqueles que não se arrependeram e nem se converteram. Já na segunda, Maria falou de uma guerra que se iniciaria durante o pontificado de Pio XI. Esta seria a Segunda Guerra Mundial. Por fim, o terceiro segredo foi revelado pelo Vaticano apenas em 2000, mas Lúcia já o havia documentado em 1944. O segredo se manteve na posse do bispo de Leiria-Fátima até 1957, quando foi requerido pela Congregação para a Doutrina da Fé. O Papa João Paulo II pediu para ler o envelope com a terceira parte do segredo após o atentado que sofreu em 13 de maio 1981. Foi então que percebeu a ligação deste acontecimento com o que o que foi dito pela Virgem às crianças. Ele era o “bispo vestido de branco” que seria salvo da morte pelas graças de Nossa Senhora de Fátima.
Em agradecimento ao milagre recebido, o Papa João Paulo II, em 13 de maio de 1982 – um ano após ser atingido pelos tiros, levou até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima uma das balas que o atingiu. O projétil então foi colocado no centro da coroa.
Coroa com bala que atingiu Papa João Paulo II em detalhe.
Mede 1,04 metros e pesa 18,6 quilos.
É constituída por blocos de madeira de cedro do Brasil. Os motivos dourados do manto são feitos com folha de ouro de 22 e 23,5 quilates.
Os olhos são de vidro e no manto estão incrustadas pedras de cristal de rocha, vidro e diamante.
Essa e outras cidades de Portugal você encontra na nossa viagem Excursão Portugal. Viaje com toda a segurança e em companhia da Beth e dos guias turísticos locais.
Uso de cookies na BethTur: utilizamos para melhorar a sua experiência e facilitar o seu contato conosco. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.