Cusco, uma cidade situada nos Andes peruanos, já foi capital do Império Inca e agora é conhecida por seus vestígios arqueológicos e sua arquitetura colonial espanhola.
Esta jóia andina se tornou o principal destino de viagem devido à autenticidade arquitetônica, atrações históricas e maravilhas naturais. Por este motivo, Cusco é a região mais visitada do Peru, uma vez que recebe cerca de 4,4 milhões de turistas por ano.
Cusco é uma daquelas cidades que você precisa visitar ao menos uma vez na vida, e neste artigo vamos te contar tudo o que você precisa saber!
É uma cidade peruana, situada no sudeste do Vale Sagrado dos Incas, região do Andes. Está a 3400m acima do nível do mar. Cusco fica a mais de 1.100 km da capital, Lima, a 310 km do Lago Titicaca e a 510 km da cidade de Arequipa. A fronteira com a Bolívia está a apenas 335 km de distância, enquanto a divisa com o Chile fica a 515 km.
A cidade de Cusco é a capital da região de Cusco e possui uma população de quase 470 mil habitantes, segundo o censo de 2017.
Antes da colonização, a cidade de Cusco foi estabelecida como a capital do Império Inca Tawantinsuyu. Durante este período, a cidade foi desenvolvida como um complexo centro urbano com funções administrativas e religiosas, que eram perfeitamente definidas, distribuídas e organizadas.
Durante a colonização, grande parte das estruturas Inca foram destruídas pelos espanhóis. No entanto, as fundações destas construções pré-colombianas permaneceram como base de algumas construções coloniais dentro do Centro Histórico de Cusco, ainda mantendo sua antiga distribuição urbana, criando uma fusão de diferentes períodos e culturas.
Cusco vem do quechua Qosqo, que significa “umbigo”. Os incas a batizaram desta forma porque acreditavam que esta região era o umbigo do mundo.
As lendas atribuem a fundação desta cidade ao inca Manco Capac, que teria recebido um sinal do deus Sol para conquistar o lugar e fundar aí a capital do Império Inca. O lugar era tão importante que poderia ser comparado ao Vaticano para os cristãos ou a Meca para os muçulmanos. O templo principal dos incas ficava em Cusco (onde atualmente está o museu Qoricancha), e era comum que os templos nas outras cidades fossem construídos virados à Cusco.
Não perca nossa excursão de viagem Circuito Andino + Magia Inca e conheça essa e muitas outras cidades!
- Foi declarada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1983.
- É possível reparar que no topo dos telhados das casas existem uma ou duas peças de barro conhecidas entre os moradores como ‘Toritos de Pucará’. Na cultura andina, estas figuras representam a proteção, a abundância e a felicidade nos lares.
- A bandeira de Cusco tem faixas horizontais nas cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul-celeste, azul e roxo, o que faz com que muitos turistas a confundam com a bandeira LGBT, que é igualmente colorida. A bandeira da cidade surgiu em 1973, quando uma emissora de rádio propôs erguer uma bandeira simbólica do Império Inca, apenas anos mais tarde é que coincidentemente as cores ficaram semelhantes a bandeira LGBT.
- A cidade que é ponto de partida para explorar Machu Picchu e o Vale Sagrado.
É um sítio arqueológico constituído por ruínas militares, situado na região de Cusco, no Peru. Esta fortaleza é construída por grandes paredes, terraços e escadas e fazia parte da defesa de Cusco servindo também para estacionar a comitiva do Inca quando este se dirigia a Tambomachay.
Localizado em uma das colinas que enquadram Cusco, as ruínas de Qenqo destacam-se como um local ritual onde os incas adoravam o deus-sol e a mãe Pacha. Qenqo ou Kenko, é um dos centros arqueológicos mais próximos do centro histórico de Cusco. Localizado em uma das colinas que marcam a capital do Império Inca, perto das ruínas de Sacsayhuaman e Tambomachay, este complexo arqueológico se destaca por sua arquitetura ritual. Qenqo foi batizado pelos espanhóis com o nome de Q'inqu, que em português significa "labirinto" devido às suas galerias subterrâneas e pequenos canais esculpidos em ziguezague.
É um sítio arqueológico que foi destinado ao culto à água e para que o chefe do Império Inca pudesse descansar. Este lugar também é denominado "Banhos do Inca".
É uma fortaleza inca, hoje em ruínas, localizada dois quilômetros ao norte da cidade do Cusco. Supõe-se que Sacsayhuaman foi construída originalmente com propósitos militares para defender-se de tribos invasoras que ameaçavam o Império Inca.
Possivelmente, o edifício mais sagrado e importante do império Tahuantinsuyo foi o Coricancha, também conhecido como Templo do Sol. Durante o período da conquista, o templo foi destruído e saqueado. Em sua base, a igreja e o convento de Santo Domingo foram construídos. Atualmente, existe um museu com todas as peças Incas encontradas lá durante as escavações.
Considerado um museu da tecelagem, Awana Kancha existe com o objetivo de manter ativa as artes indumentárias tradicionais da região, mostrando todo o processo têxtil de produção, desde a colheita até o produto final. Ensina muito sobre as tradições transmitidas de pais para filhos, em um povoado que parece ter parado no tempo.
Lá você encontra diversos produtos locais e artesanais, como, bolsas, camisas, objetos de prata, bonecas, porta-moedas, tecidos feitos à mão, etc. Local ideal para comprar souvenirs.
Localizada a 80 km de Cusco e a 2.792 metros de altitude. Ollantaytambo ficou conhecida por ser o último ponto de resistência durante a invasão espanhola – a cidade nunca foi abandonada pelos Incas mesmo com a colonização. Por isso, é um dos poucos lugares que conseguiu manter muito de sua estrutura original. Também servia como centro cerimonial, fortaleza militar e armazém de alimentos para os Incas, graças a sua localização privilegiada entre Cusco e Machu Picchu.
Cusco é tudo isso que falamos e muito mais! Para conhecer de perto todos esses lugares incríveis, você pode embarcar em nossa excursão "Circuito Andino + Magia Inca" que contempla a viagem à Cusco e também muitas outras cidades.
Uso de cookies na BethTur: utilizamos para melhorar a sua experiência e facilitar o seu contato conosco. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.